São Paulo: (11) 4200.1344

  Rio de Janeiro: (21) 3528.7861

Planejamento Tributário

atuacao MSA

A carga tributária brasileira alcança aproximadamente 40% do Produto Interno Bruto (PIB), ou seja, quase a metade de tudo o que é produzido ou vendido no país, incluindo os serviços, é tributo.

Um componente de custo desse tamanho não pode ser negligenciado pelas empresas.

Nesse sentido, gestão tributária ideal é a que busca, em primeiro lugar, o pagamento correto dos tributos evitando a imposição de multas e acréscimos, os quais não só aumentam o custo, como surgem de forma inesperada comprometendo o fluxo de caixa.

Cabe ainda à gestão tributária encontrar a forma menos gravosa de cumprir as obrigações fiscais: o planejamento tributário. Essa importante atividade analisa a legislação e suas atualizações e, de acordo com as atividades da empresa, indica os melhores caminhos e formas de tributos, visando pagar o mínimo possível de impostos, dentro do que permite a lei.

Para isso, o planejamento tributário analise benefícios fiscais concedidos por municípios, estados e pelo governo federal para indicar serviços e atividades que podem ser beneficiadas. Pode sugerir mudança de local de determinada indústria ou serviço.

Outro item tratado pelo planejamento é em relação a reorganização societário, podendo propor mudanças ou até mesmo abertura de empresas com atividades complementares.

Outros pontos que são considerados em um bom planejamento tributário são:

  • Levantamento de créditos de insumos de PIS/COFINS;
  • Reclassificação fiscal de produtos;
  • Racionalização de atividades.

Artigos relacionados

Realizado no dia 28 de fevereiro de 2024, o Seminário sobre Reforma Tributária, promovido pela MSA Advogados, em parceira com a Múltipla Consultoria, debateu os principais desafios e oportunidades para empresas com essa mudança no sistema tributário brasileiro que começa a partir de 2026. O evento contou com os esclarecimentos Leia mais
O ano novo dos contribuintes começa com aumento de tributos. Durante muito tempo foi regra o aumento de tributos no fim de um exercício, para que pudesse ser cobrado já no início do seguinte.Tal prática deixou de ser utilizada nos últimos anos, mas em 2023 retornou com força.Listamos abaixo as Leia mais
A reforma tributária será boa? Sim! Só precisa saber para quem… Atualmente temos ICMS, ISS, IPI, PIS e COFINS, cinco tributos que na verdade funcionam como quatro, pois PIS e COFINS possuem a mesma base, mesma sistemática de cálculo, e apenas alíquotas diferentes. Daí que todos os consideram um único Leia mais